desenho na sombra

 

  descobri essa prática, praticando.

depois fui saber que se tratava de uma ferramenta de comunicação com o inconsciente utilizada por aquelas que aquecem constantemente essa porção da existência. 
acho que li em um livro sobre magia e não me recordo qual. 

descobri também depois de começar que esta é também uma metodologia de trabalho com crianças para desenvolver a observação e a coordenação, já que nesta fase da vida, ainda muito novos, percebemos que estamos acompanhados pela sombra. é uma descoberta paralela mas completamente diferente, a do reflexo e a da sombra.

projeção. 

fiz o meu primeiro desenho em sombra no caderno vermelho presente de meu amigo Rastros de Diógenes e assim, distraída aqui e atenta lá, comecei a acompanhar minha sombra com lápis/caneta/giz e papel. 

[anexar aqui foto do primeiro desenho no caderno vermelho]